domingo, 15 de novembro de 2009

Toinho de Jurandi eleito presidente do Ilariô de Pirambu


Grupo Folclórico elege nova diretoria para o biênio 2009/2011, que terá o comando do vereador mais bem avaliado pelos leitores da Tribuna da Praia no primeiro semestre de 2009
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br

Associados ao Grupo Folclórico Ilariô de Pirambu reuniram-se na noite de ontem, 14, em sua sede social, localizada à Rua Dois de Ouro, no Loteamento Praia do Sol II, para eleger a nova Diretoria e Conselho Fiscal que irá comandar e exercer a fiscalização das ações do grupo no biênio 2009/2011. O vereador Antônio Ferreira, o Toinho de Jurandi, integrado ao grupo no início do ano e bastante envolvido com as atividades sócio-culturais foi alçado à condição de presidente do mais simpático grupo folclórico do Vale do Japaratuba.

Um total de 19 dos cerca de 35 associados compareceram a sede e depositaram seus votos, elegendo a chapa encabeçada por Toinho por aclamação, que substituirá a mestre Maria dos Santos Sales, dona Nazilde, que permanece na Diretoria, exercendo a função de Secretária de Criação e Arte. A composição completa da nova Diretoria e Conselho Fiscal do Ilariô de Pirambu está assim constituída:

I – Diretoria:

1. Titulares:

1.1 – Antônio Ferreira (Toinho de Jurandi)
1.2 – Vice-Presidente: Moacir dos Santos
1.3 – Secretário Geral: Edmilson da Conceição (Nego Dio)
1.4 – Secretário de Finanças e Patrimônio: João Carvalho de Matos (Baiano)
1.5 – Secretário de Difusão e Intercâmbio Cultural: Claudomir Tavares da Silva
1.6 – Secretária de Criação e Arte: Maria dos Santos Sales (Dona Nazilde)

2. Suplentes:

2.1 – 1º Suplente: Ariosvaldo Santos Neto (Vado de Tonho de Sirico)
2.2 – 2º Suplente: Maria Aparecida da Cruz

II – Conselho Fiscal:

1. Titulares:

1.1 – Conselheiro: Manuel do Nascimento (Manezinho)
1.2 – Conselheiro: Aparecido Rodrigues dos Santos (Cidinho)
1.3 – Conselheira: Maria Claudice dos Santos (Titi)

2. Suplentes:

2.1 – 1º Suplente: José Miguel da Silva
2.2 – 2º Suplente: Augusto Bispo dos Santos (Chapiu)
2.3 – 3º Suplente: José Benivaldo Vieira (Beni)

:: Providências Legais

Após a eleição, e posse registrada pelo Blog do Ilariô (http://ilariodepirambu.blogspot.com) e pelo Portal Tribuna da Praia (http://www.tribunadapraia.com.br), a nova diretoria do Ilariô de Pirambu (cujo registro está lavrado no Livro A/07 na folha 176 sob o número 28.842 e protocolado no livro 07 também sob o número 28.842, datado de 15 de agosto de 2003 do Cartório do 10º Ofício (títulos e documentos e pessoas jurídicas, sob a guarda da oficial Vânia Elisa de Carvalho Paixão Santos, na Rua Capela, 55, em Aracaju) se incumbirá de reunir toda a documentação (atas de fundação/reorganização realizada em 06 de junho de 2003, estatuto aprovado naquela data e da eleição da diretoria, realizada em 14 de novembro de 2009) para dar entrada no registro junto ao Cartório do Único Ofício, sob a responsabilidade de Tiago Mendonça, na cidade de Pirambu, procedimento que tem sido efetuado pelas demais entidades associativas (colônia, sindicatos, associações, etc) do nosso município.

:: Galeria dos Presidentes

Vereador mais atuante do primeiro semestre de 2009, escolhido por mais de 90% dos leitores da Tribuna da Praia através de Enquete, Toinho de Jurandi assume o Ilariô de Pirambu e credencia-se como um dos quadros cuja tarefa é de grande importância, dada o grau de relevância do grupo, um dos maiores expoentes da cultura popular em Sergipe. Ele entra na galeria de presidentes do grupo que já foi dirigido pelos seguintes associados:

1. José Alexandre Santos, Zé Alexandre (1994/2003)
2. Claudomir Tavares (2003/2004)
3. José Aloísio Prado, Seu Lulu (2004/2007)
4. Moacir dos Santos (2007)
5. Maria dos Santos Sales, dona Nazilde (2007/2009)
6. Antônio Ferreira, o Toinho de Jurandi (2009/2011)

:: Apresentação de DVD do Ilariô

Na Assembléia Geral Eleitoral da noite de ontem também foi apresentado para apreciação dos associados o Filme Documentário em Vídeo (DVD) intitulado “Ilariô: 15 anos de folclore e cultura popular”, produzido e dirigido pelo professor Claudomir Tavares, ex-presidente e até aquela data, vice-presidente do grupo e que na nova gestão passará a exercer a função de Secretário de Difusão e Intercâmbio Cultural. O documentário é produzido utilizando recursos primários, como fotos e filmagens amadoras, e tem uma duração de 04’54” (quatro minutos e cinquenta e quatro segundos).

:: Lançamento do DVD do Ilariô

Através de uma parceria do Ilariô e do Portal Tribuna da Praia, serão prensados em dezembro de 2009, 50 exemplares do DVD e distribuídos junto aos associados e órgãos ligados ao folclore e cultura popular em Pirambu e Sergipe. Num segundo momento, previsto para o mês de janeiro de 2010, serão prensados mais 100 exemplares, que serão vendidos durante as apresentações do Ilariô de Pirambu durante o Encontro Cultural de Laranjeiras, Festival de Artes Artur Bispo do Rosário (Japaratuba) e Encontro Cultural de Propriá. A renda obtida nesta segunda tiragem será investida na confecção de mais exemplares, que a partir daí reverterão em recursos para serem investidos nas ações sócio-culturais do Ilariô de Pirambu em 2010.

:: Ilariô vai a escola

O professor Claudomir Tavares informou que, comemorando os 15 anos do Ilariô de Pirambu, este foi objeto de estudo na Escola Municipal Mário Trindade Cruz, a maior e mais representativa de Pirambu, junto aos alunos das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, no mês de agosto de 2009, período em que além de celebração dos 15 anos do grupo, reverenciamos o folclore pirambuense. Foi o projeto “Ilariô vai a Escola”, lançado em janeiro de 2009 e que chegou aos estudantes de Pirambu, numa parceria saudável que terá continuidade em 2010, quando será reconstruído o Ilariô Mirim, que em anos anteriores já se manifestou naquela escola e que terá a presença de Dona Nazilde, como mestre do grupo naquela escola.

:: Ilariô na III Conferência Municipal de Cultura

Durante a III Conferência Municipal de Cultura, realizada no dia 30 de Outubro de 2009, e que teve como tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, promovido pela secretaria municipal de Cultura, como etapa preparatória municipal da II Conferência Estadual e Nacional de Cultura, a então presidente do Ilariô de Pirambu, Maria dos Santos Sales (dona Nazilde), foi eleita delegada para representar o município de Pirambu na etapa estadual da CNC, a ser realizada em 2010 em Aracaju. Nazilde é uma das integrantes da sociedade civil e junto com Lula Teles, Tereza Cariri, Jucileide Tavares, Tânia Biriba, Marcelo Moraes, entre outros, representarão artistas e ativistas culturais de nosso município, numa prova de reconhecimento tanto a sua história e representatividade na cultura popular, como ao grupo que representa,

:: Mutirão em prol do Ilariô

A primeira ação do presidente Toinho de Jurandi como presidente do Ilariô de Pirambu será realizada no próximo domingo, quando a partir de um lucro de R$ 150,15 (cento e cinquenta reais e quinze centavos) obtido em um Forró do Ilariô, realizado no último dia 07 de Novembro de 2009, sob sua coordenação, será realizado um Mutirão para reboco das paredes da sede social do grupo, patrimônio imóvel cujo terreno foi adquirido através de doação efetuado pela família do saudoso médico Lourival Bomfim e sede edificada através do empenho de direção e associados, através de realização de bingo, promoções diversas realizadas desde 2004. Em função do embargo daquele loteamento, o grupo não fará mudanças estruturais em sua sede, como obras que acrescente ou retire paredes, modifique as atuais configurações arquitetônicas, mas fará melhoramentos estéticos, como reboco e pintura interna, dando uma melhor apresentação ao mais popular espaço, onde reina a cultura popular em nossa cidade.

:: Confraternização

Ainda este ano o grupo estará promovendo ações de integração e confraternização entre seus membros, como era feito na gestão do ex-presidente José Alexandre Santos (1994/2003). O indicativo de local será o povoado Lagoa Redonda. A data, que não foi agendada, poderá ser o dia 20 de dezembro, quando o grupo celebra os 66 anos de um de seus fundadores e dos mais importantes integrantes, o senhor Moacir dos Santos, fundador e ex-presidente do Ilariô de Pirambu (2007).

Fonte: www.tribunadapraia.com - Em: 15/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário