terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

SAMBA DE COCO, CIRANDA E BATUCADA SÃO APRESENTADAS NO VERÃO SERGIPE


Na segunda etapa do Verão Sergipe 2009, em Pirambu, grupos folclóricos e culturais da região integraram a programação. Ritmos como samba-de-côco, ciranda, forró pé-de-serra e muita batucada contagiaram o público na tarde desta sexta-feira, 30. O Governo do Estado incluiu apresentações locais com o objetivo de valorizar e resgatar as tradições culturais da região.


A programação teve início com a apresentação dos alunos que participaram da oficina de percussão ministrada pelo maestro Pedrinho, do grupo Burundanga. Durante toda esta semana, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas e aprenderam a tocar alguns instrumentos percussivos, como tarol, ganzá e atabaque.


Para Diego Viera, que assim como os demais alunos da oficina reside no município, foi uma ótima oportunidade de aprendizado. “Isso é bom e necessário para nossa comunidade. Esperamos que essa iniciativa aconteça outras vezes. É excelente se apresentar na comunidade e ter o reconhecimento das pessoas”, disse o novo músico, após a apresentação.

Na seqüência, o público conferiu a apresentação do grupo Ilariô de Pirambu, que entoou cantigas e cirandas e embalou os turistas e a comunidade local com seu ritmo forte e dançante. Formando rodas ou dançando em pares, executaram antigos sambas-de-côco e cantigas de roda guardados na memória dos 35 integrantes do grupo.

Encantada com a receptividade dos que assistiram à apresentação, Maria dos Santos, conhecida por dona Nazilde, afirmou que ter sido muito aplaudida é uma gratificação enorme. “Poder participar de uma festa como essa é muito bom para o grupo. Além de brincar, fizemos com que os participantes também brincassem. Todos participaram e o resultado é a preservação de nossas tradições”, salientou dona Nazilde.


Para encerrar as apresentações desta noite, Léo e trio pé-de-serra convidou o público para dançar o autentico forró nordestino. “É um ritmo que ainda não sei dançar, mas estou gostando de aprender. O evento está muito bem organizado”, disse o turista baiano Eduardo Oliveira, que está passando férias em Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário