quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

ILARIÔ ABRIU O 'VERÃO SERGIPE' EM PIRAMBU

Grupo Folclórico de Pirambu teve a responsabilidade de abrir a o maior evento do verão sergipano, atraindo olhares curiosos que não se contentaram em ficar só ‘inspiando’
Por Claudomir Tavares /
claudomir@infonet.com.br

O Grupo Folclórico Ilariô de Pirambu, um dos mais representativos de Sergipe, teve a honra de fazer a abertura do II Verão Sergipe, que aconteceu nos dias 30 e 31 de janeiro de 2009, aqui na cidade de Pirambu. Ele foi escolhido pelo seu repertório, autenticidade, diversidade e presença marcante na resistência da cultura popular em nossa cidade.

Puxado pelos versos da mestre Maria dos Santos Sales, Dona Nazilde, o Ilariô de Pirambu entrou na arena da Orla de Atalainha às 17h38min, atraindo os presentes para a roda, ao som de ‘Vem vê o folclore sergipano’, ‘Meu Papagaio’, ‘Siriri’, ‘Menina, minha menina’, entre outras.

Não dá para ficar só olhando

A apresentação do Ilariô de Pirambu recebeu comentários elogiosos. Maria Aparecida, pedagoga de Coritiba disse ser “impressionante, muito bonito, contagiante, principalmente porque reúne crianças, homens, mulheres, senhores e senhoras”, constatou. Várias pessoas entraram na roda, interagindo com os brincangtes, caindo na roda ao som do samba de coco do Ilariô de Pirambu. “Não dá para ficar só olhando”, revelou a artesã Soninha Abreu, de Aracaju.

Burundanga

Ainda dentro da programação alternativa da sexta-feira, do ‘Verão Sergipe’, o público foi brindado pela apresentação do resultado da Oficina de Percussão ‘Burundanga’, que durante uma semana reuniu crianças e adolescentes de Pirambu, mostrando sua performance para o público que se concentrou na Orla de Atalainha.

Léo do Acordeon

A programação local reservou ainda para a sexta-feira a apresentação do cantor Léo do Acordeom, que sobre um mini-trio interpretou canções de Luiz Gonzaga, Clemilda, Dominguinhos, Zenilton, Trio Nordestino, entre outros grandes nomes da mais pura música popular brasileira.

O Ilariô 2009: 15 anos de folclore e cultura popular

No ano em que comemora 15 anos de existência, o Grupo Folclórico Ilariô de Pirambu tem uma movimentada agenda de apresentações em 2009. Este ano já se apresentou no XXXIV Encontro Cultural de Laranjeiras (08 a 11/01/2009) e no VIII Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário (12 a 16/01/2009). Já tem presença confirmada no XXV Encontro Cultural de Propriá, previsto para acontecer no mês de abril de 2009.

Antes, no mês de março, será lançado o Projeto ‘Ilariô vai a escola’, que pretende levar o grupo a se apresentar em escolas das redes públicas municipal e estadual de ensino em Pirambu e região. Ainda este mês será lançado o novo Portal do Ilariô de Pirambu.

Aguardem mais novidades!


Fonte: http://www.tribunadapraia.com/ - Em: 02/02/2009

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário