quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

ILARIÔ ABRIU O 'VERÃO SERGIPE' EM PIRAMBU

Grupo Folclórico de Pirambu teve a responsabilidade de abrir a o maior evento do verão sergipano, atraindo olhares curiosos que não se contentaram em ficar só ‘inspiando’
Por Claudomir Tavares /
claudomir@infonet.com.br

O Grupo Folclórico Ilariô de Pirambu, um dos mais representativos de Sergipe, teve a honra de fazer a abertura do II Verão Sergipe, que aconteceu nos dias 30 e 31 de janeiro de 2009, aqui na cidade de Pirambu. Ele foi escolhido pelo seu repertório, autenticidade, diversidade e presença marcante na resistência da cultura popular em nossa cidade.

Puxado pelos versos da mestre Maria dos Santos Sales, Dona Nazilde, o Ilariô de Pirambu entrou na arena da Orla de Atalainha às 17h38min, atraindo os presentes para a roda, ao som de ‘Vem vê o folclore sergipano’, ‘Meu Papagaio’, ‘Siriri’, ‘Menina, minha menina’, entre outras.

Não dá para ficar só olhando

A apresentação do Ilariô de Pirambu recebeu comentários elogiosos. Maria Aparecida, pedagoga de Coritiba disse ser “impressionante, muito bonito, contagiante, principalmente porque reúne crianças, homens, mulheres, senhores e senhoras”, constatou. Várias pessoas entraram na roda, interagindo com os brincangtes, caindo na roda ao som do samba de coco do Ilariô de Pirambu. “Não dá para ficar só olhando”, revelou a artesã Soninha Abreu, de Aracaju.

Burundanga

Ainda dentro da programação alternativa da sexta-feira, do ‘Verão Sergipe’, o público foi brindado pela apresentação do resultado da Oficina de Percussão ‘Burundanga’, que durante uma semana reuniu crianças e adolescentes de Pirambu, mostrando sua performance para o público que se concentrou na Orla de Atalainha.

Léo do Acordeon

A programação local reservou ainda para a sexta-feira a apresentação do cantor Léo do Acordeom, que sobre um mini-trio interpretou canções de Luiz Gonzaga, Clemilda, Dominguinhos, Zenilton, Trio Nordestino, entre outros grandes nomes da mais pura música popular brasileira.

O Ilariô 2009: 15 anos de folclore e cultura popular

No ano em que comemora 15 anos de existência, o Grupo Folclórico Ilariô de Pirambu tem uma movimentada agenda de apresentações em 2009. Este ano já se apresentou no XXXIV Encontro Cultural de Laranjeiras (08 a 11/01/2009) e no VIII Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário (12 a 16/01/2009). Já tem presença confirmada no XXV Encontro Cultural de Propriá, previsto para acontecer no mês de abril de 2009.

Antes, no mês de março, será lançado o Projeto ‘Ilariô vai a escola’, que pretende levar o grupo a se apresentar em escolas das redes públicas municipal e estadual de ensino em Pirambu e região. Ainda este mês será lançado o novo Portal do Ilariô de Pirambu.

Aguardem mais novidades!


Fonte: http://www.tribunadapraia.com/ - Em: 02/02/2009

.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

SAMBA DE COCO, CIRANDA E BATUCADA SÃO APRESENTADAS NO VERÃO SERGIPE


Na segunda etapa do Verão Sergipe 2009, em Pirambu, grupos folclóricos e culturais da região integraram a programação. Ritmos como samba-de-côco, ciranda, forró pé-de-serra e muita batucada contagiaram o público na tarde desta sexta-feira, 30. O Governo do Estado incluiu apresentações locais com o objetivo de valorizar e resgatar as tradições culturais da região.


A programação teve início com a apresentação dos alunos que participaram da oficina de percussão ministrada pelo maestro Pedrinho, do grupo Burundanga. Durante toda esta semana, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas e aprenderam a tocar alguns instrumentos percussivos, como tarol, ganzá e atabaque.


Para Diego Viera, que assim como os demais alunos da oficina reside no município, foi uma ótima oportunidade de aprendizado. “Isso é bom e necessário para nossa comunidade. Esperamos que essa iniciativa aconteça outras vezes. É excelente se apresentar na comunidade e ter o reconhecimento das pessoas”, disse o novo músico, após a apresentação.

Na seqüência, o público conferiu a apresentação do grupo Ilariô de Pirambu, que entoou cantigas e cirandas e embalou os turistas e a comunidade local com seu ritmo forte e dançante. Formando rodas ou dançando em pares, executaram antigos sambas-de-côco e cantigas de roda guardados na memória dos 35 integrantes do grupo.

Encantada com a receptividade dos que assistiram à apresentação, Maria dos Santos, conhecida por dona Nazilde, afirmou que ter sido muito aplaudida é uma gratificação enorme. “Poder participar de uma festa como essa é muito bom para o grupo. Além de brincar, fizemos com que os participantes também brincassem. Todos participaram e o resultado é a preservação de nossas tradições”, salientou dona Nazilde.


Para encerrar as apresentações desta noite, Léo e trio pé-de-serra convidou o público para dançar o autentico forró nordestino. “É um ritmo que ainda não sei dançar, mas estou gostando de aprender. O evento está muito bem organizado”, disse o turista baiano Eduardo Oliveira, que está passando férias em Sergipe.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

FOLCLORE DEBUTANTE EM PIRAMBU


Parceria Tribuna da Praia e grupo folclórico inicia as comemorações pelos 15 anos do Ilariô de Pirambu, um dos mais tradicionais grupos dos folguedos populares sergipanos
Por Claudomir Tavares *
claudomir@infonet.com.br

A Tribuna da Praia tem desde sua origem uma estreita relação com a cultura popular de Sergipe e de Pirambu em particular. A partir de 2003, firma uma parceria com o Ilariô: Grupo Folclórico de Pirambu fundado em 26 de agosto de 1994 e que este ano comemora 15 anos de folclore e cultura popular.

A opção pelo simpático grupo decorre de ser ele aquele que no momento tinha menos apoio do poder público institucional, chamando a atenção de nossa equipe que abraçou a idéia de ‘adotar’ o Ilariô de Pirambu. Diante dos inúmeros compromissos e do número limitado da nossa equipe, temos deixado a desejar nesta relação.

Mas de lá para cá viabilizamos a presença do grupo nos principais eventos culturais de Sergipe, a exemplo do Encontro Cultural de Laranjeiras, Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário, Feira de Sergipe, Encontro Cultural de Propriá, Mostra de Folclore do SESC/SE, Mostra Cultural de Santo Amaro das Brotas, Projeto Arte na Feira, entre outros eventos dentro e fora do município.

Em 2004, quando o grupo comemorava uma década de existência, tiramos uma segunda edição do CD ‘Ilariô: Grupo Folclórico de Pirambu’ e lançamos um Portal na Internet, hoje desativado. Será retomado em 2009, a partir de abril com repaginação e novo projeto editorial.

O Ilariô vai à escola

A partir de março, será apresentado a sociedade o projeto ‘Ilariô vai a escola’, em que procuraremos estabelecer as relações do grupo com as escolas que sempre mantiveram grupos de projeção, a exemplo do Amaral Lemos (1999 a 2001) e Mário Trindade (2002 e 2008).

XXV Encontro Cultural de Propriá

O Ilariô de Pirambu foi o primeiro grupo folclórico de nossa cidade a marcar presença no Encontro Cultural de Propriá, em 2005, um dos mais tradicionais e representativos de Sergipe. Este ano o Encontro Cultural que será realizado em abril de 2009, já tem a presença confirmada do grupo de Pirambu.

Inventário Cultural

Em 26 de agosto de 2009, quando o grupo comemora seus 15 anos, a Tribuna da Praia lançará um documento especial contendo os principais textos, fotos, áudio e vídeo do grupo que é um orgulho para a cultura popular de Pirambu.

15 anos de folclore e cultura popular

Em 1994, um grupo de senhores e senhoras, jovens e crianças decidem reconstruir uma das tradições mais autênticas do nosso povo: nascia o Grupo Folclórico Ilariô de Pirambu, um grupo de roda, típica da região do Vale do Japaratuba. A dança se destaca pela cadência e o entrosamento entre os cantores e o ritmo, a partir da puxadora de versos, num suceder contínuo de quadras. O Ilariô foi criado em 26 de agosto de 1994, sendo Zé Alexandre, Seu Zezinho, D. Nazilde, Seu Quinho dentre seus precursores. O grupo é composto de 45 integrantes, entre homens, mulheres e crianças que dançam em Pirambu, por todo o estado e no país durante todo o ano.

Segundo Luiz Antônio Barreto, “o Ilariô de Pirambu é um grupo de roda, típica da região do vale do Japaratuba, onde a dança de coco é conhecida pela performance dos Bacamarteiros, do Samba de Aboio, ambos do povoado Aguada, em Carmópolis. O que chama atenção no Ilariô é a cadência e o entrosamento entre os cantores e o ritmo, a partir da puxadora de versos, num suceder contínuo de quadras. O Ilariô não faz como nos Bacamarteiros, o reforço do refrão. O grupo canta as quadras, repetindo-as três a quatro vezes.

A voz que guia o coro canta os primeiros versos, seguindo-se os demais versos, fechando a quadra. Terminada a exibição têm-se uma boa amostragem da quadra popular sergipana, tradicional nas festas juninas, ritmadas nas batucadas, de Estância, nos Batalhões de Riachuelo, nos Samba de Côco, de Nossa Senhora do Socorro, e em diversas outras manifestações”, descreve o historiador.

O Grupo Folclórico Ilariô de Pirambu foi criado em 26 de agosto de 1994, há quase 15 anos, sendo José Alexandre Santos (Zé Alexandre), José Beato dos Santos (Seu Zezinho), Maria dos Santos Sales (Nazilde), Francisco Dias da Cruz (Quinho), Mero e outros seus precursores. É composto por 45 integrantes, entre homens, mulheres e crianças e se apresenta durante todo o ano em Pirambu, em Sergipe e no país. A apresentação do Ilariô requer um tempo mínimo de 20 e máximo de 40 minutos em eventos abertos, mas pode “varar” à noite, quando o grupo se realiza os famosos “ensaios” gerais.
_______________________
* Professor de História, Sociedade e Cultura Sergipana. Foi presidente do Grupo Folclórico Ilariô de Pirambui (2003/2004).

© 1994-2009 Ilariô de Pirambu Todos os direitos reservados All rights reserved